ALBA-TCP rejeita agressões intervencionistas de Trump contra Petro

ALBA-TCP,

21/10/2025,

A Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) condenou nesta segunda-feira, 20 de outubro, as ofensas e intimidações do presidente Donald Trump contra o mandatário colombiano, Gustavo Petro.

Essas ameaças intensificam a agenda fascista e intervencionista que o império pretende impor aos povos soberanos e independentes que compõem a região caribenha.

“O presidente dos Estados Unidos lançou uma série de mentiras e calúnias destinadas a vincular o presidente Petro e seu governo à produção ilícita de drogas, acompanhadas de ameaças de ações militares, bem como de medidas coercitivas, econômicas e unilaterais que constituem uma flagrante violação da soberania nacional da Colômbia e um ataque direto à dignidade de seu povo e de sua legítima liderança”, denunciou o ALBA-TCP em comunicado.

Paralelamente às agressões verbais e intervencionistas, o imperialismo tenta impor ao Estado colombiano novas tarifas que atentam contra o cotidiano e o patrimônio financeiro do povo colombiano.

“Tudo sob o pretexto da luta contra o narcotráfico, como expressão da política imperialista e veloz ancorada na Doutrina Monroe, que ameaça a paz e a estabilidade da América Latina e do Caribe”, afirmou a organização.

Dessa forma, o ALBA-TCP reafirma sua solidariedade a Gustavo Petro diante dessas humilhações e violações dos direitos humanos da cidadania colombiana.

“Reafirmamos o respeito à sua soberania, à sua democracia e ao seu direito de decidir livremente o seu futuro. Da mesma forma, fazemos um apelo à comunidade internacional para rejeitar toda forma de ingerência, pressão ou ameaça de uso da força e para defender o Direito Internacional e a paz em Nossa América”, acrescenta o texto.

Por fim, a entidade reafirma a unidade, o compromisso e a dignidade dos povos de Nossa América, baseados nos princípios de integração regional, justiça social e autodeterminação.

“Os povos de Nossa América advertem que não aceitarão imposições externas que busquem subjugar os países”, conclui o comunicado.

Texto original publicado pela Rede de Intelectuais, Artistas e Movimentos Sociais em Defesa da Humanidade.
Tradução livre para o português.

Contato

Nome
Sobrenome
E-mail
Mensagem
The form has been submitted successfully!
There has been some error while submitting the form. Please verify all form fields again.

Recomendações

Os logotipos exibidos são propriedade de seus respectivos detentores. Uso meramente informativo.